Clique para voltar à página inicial! Unisepe - Mantenedora
Gastronomia
  
 
 

 

Curso de Graduação

Gastronomia

A gastronomia é uma das profissões que mais ganharam status e espaço no Brasil nos últimos anos. Indício disso é a grande quantidade de programas de culinária na TV e a valorização do crítico gastronômico. Mas o profissional dessa área tem responsabilidades que vão muito além do modismo – muitas delas sem glamour nenhum. Mais do que criar pratos com bela apresentação, o bacharel lida com temas como a segurança alimentar, o gerenciamento de funcionários e das finanças de um restaurante. Pode se especializar em confeitaria, panificação ou num tipo específico de culinária, como japonesa, francesa ou vegetariana. Além de acompanhar o dia a dia da cozinha, negocia com fornecedores e desenvolve estratégias de marketing. Planeja cardápios, avaliando a disponibilidade de ingredientes, e entende de bebidas. O campo de atuação é amplo: restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis, bufês, hospitais e empresas de catering (que fornecem refeições para companhias aéreas ou eventos). Você pode ingressar na carreira com um curso superior de tecnologia na área.

O setor de alimentação tem uma característica especial: em tempos de crise, pode até não crescer, mas jamais recua. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), o brasileiro gasta um terço da renda mensal reservada à alimentação em refeições fora de casa. E a tendência é de crescimento. Só isso já é uma boa notícia para bacharéis e tecnólogos. Mais de 90% dos estabelecimentos do setor são pequenas ou médias empresas. "Principalmente para essas empresas, a contratação de profissionais qualificados para administrar o negócio - mais do que trabalhar na cozinha - é uma das condições essenciais para acompanhar o dinamismo desse mercado", diz Sérgio Molinari, diretor de Foodservice da GS&MD, empresa de consultoria em varejo.

No curso tecnológico, o aluno passa a maior parte do tempo na cozinha, aperfeiçoando habilidades como o manuseio de instrumentos e técnicas de preparo. Recebe noções de higiene e segurança alimentar e aprende a organizar eventos e banquetes. Há disciplinas da área de Administração e Marketing, como custos, gestão de pessoas e empresarial, mas com ênfase menor do que no bacharelado.

 
FACEBOOK UNIFIA Baixe o Adobe® Flash® Player caso não consiga visualizar a página corretamente Baixe o Adobe© Acrobat Reader© caso não consiga visualizar arquivos PDF