Clique para voltar à página inicial! Unisepe - Mantenedora
Historia
  
 
 

 

Curso de Graduação

História

O Historiador estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. Investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos, jornais e fotos. Depois de selecionar, classificar e relacionar os dados levantados em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos, ele faz a datação do fato ou do objeto, confere sua autenticidade e analisa sua importância e seu significado para a compreensão do encadeamento dos acontecimentos. Com licenciatura, o graduado está apto a dar aulas.

Licenciados encontram trabalho em escolas particulares e públicas de todo o país, ONGs que cuidam do resgate da memória de personagens ou eventos, instituições públicas de preservação do patrimônio, arquivos e museus são bons empregadores. Nesses casos, o historiador presta consultoria, trabalha na organização de acervos, em pesquisa documental e na preservação do patrimônio cultural. Um mercado que começa a ganhar corpo é o ligado a produções cinematográficas de época e à produção de roteiros para documentários. Essa demanda vem crescendo em razão da lei que obriga as emissoras de TV por assinatura a exibir conteúdo nacional em sua programação. Há boas perspectivas de trabalho também em cidades históricas. Tem aumentado ainda a procura por historiadores a fim de organizar arquivos pessoais ou empresariais, reconstruir a história de famílias e empresas, e prestar consultoria em campanhas eleitorais. As regiões mais pobres do país têm carência de licenciados. As regiões mais ricas concentram as oportunidades em empresas ou na contratação por particulares.

A maior parte dos cursos de História do país é de licenciatura e inclui disciplinas pedagógicas, ao lado das específicas. Estas abordam a história tanto por períodos (pré-história, história antiga, medieval ou contemporânea) quanto por regiões, como Brasil, Europa ou Ásia. Há também temas específicos da pesquisa em história, como metodologia, teoria da história, história demográfica, história política ou história da ciência. Muita dedicação à leitura e participação em grande número de palestras e seminários fazem parte do cotidiano do graduando.

 
FACEBOOK UNIFIA Baixe o Adobe® Flash® Player caso não consiga visualizar a página corretamente Baixe o Adobe© Acrobat Reader© caso não consiga visualizar arquivos PDF